domingo, 23 de maio de 2010

ARTE E MATEMÁTICA



Arte: latim Ars, significando técnica e/ou habilidade - capacidade ou expressão humana de criação plástica, corporal ou musical, ligada a manifestações de ordem estética, criada por artistas a partir de percepções, emoções e ideias, com o objetivo de estimular instâncias de consciência em um ou mais espectadores, resultando em obras únicas e com significados diversos.

Matemática: grego máthēma (μάθημα): ciência, conhecimento, aprendizagem - ciência das regularidades, do raciocínio lógico e abstrato e que busca uma permanente verdade, examinando padrões abstratos, tanto reais como imaginários, visuais ou mentais e tenta explicar a relação entre eles. A matemática continua em constante modificação e desenvolvimento.

Ao nos deparamos com obras consagradas encontradas em museus, músicas eruditas apresentadas em espetáculos ou monumentos existentes em alguns lugares do mundo, entendemos estar diante da arte, mas a mesma também encontra-se intrinsecamente ligada ao nosso cotidiano manifestando-se através de, trabalhos artesanais, costumes populares, teatro, entre outros e enriquecendo o ensino da Matemática, utilizando de seus elementos e contextos em prol desta ciência.


Artes Visuais:











As artes plásticas, ao longo da história, foram usadas para ilustrar a cultura de um povo, seus temores, suas guerras, suas conquistas, mas também ilustraram “ o belo”, a fartura, as paisagens, o abstrato, etc.
Favorecem um bom trabalho com conteúdos relacionados aos eixos de espaço e forma, e as grandezas e medidas do ensino de Matemática no processo educacional.

Origami: japonês: 折り紙, de oru, "dobrar", e kami, "papel" - é a arte de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la. Arte muito praticada, por diversão ou terapia, ou como estratégia de ensino.

                                                                         
Ilusão de ótica:     
fenômeno conhecido por enganar nosso cérebro, ocorrido quando nos encontramos diante de imagens que podem ser percebidas de formas diferentes do que elas realmente são.

 










Música: grego μουσική τέχνη - musiké téchne, a arte das musas – arte de coordenar fenômenos acústicos para produzir efeitos sonoros. 


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
Práticas Educativas do Pensamento Matemático
Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2008 - págs 225 -233