domingo, 30 de maio de 2010

As mudanças no cotidiano docente das classes iniciais do ensino fundamental

A contemporaneidade e a globalização incitam a atualização da teoria e prática escolar, principalmente no que diz respeito a comunicação, que encontra sua base nos anos iniciais do ensino fundamental, que vem enfrentando mudanças de ordem social e cultural e desafia a todos os professores diante de sua atuação na dinâmica institucional.
A ação pedagógica do professor debruça-se em um contexto que é determinado por diversos componentes: estrutura organizacional da escola, aparato legal, valores sociais e culturais, estrutura curricular, desempenho e inter-relacionamentos, fatores que devem ser levados em consideração para o entendimento da ação do mesmo, diante do grau de liberdade que possui para tomar decisões e desenvolver seu trabalho.
Além desta perspectiva e como mediador do processo de ensino-aprendizagem, o professor dos anos iniciais do ensino fundamental é desafiado a todo instante pelos processos de comunicação no que tange a alfabetização e letramento e pelos constantes desafios políticos, sociais e comportamentais que permeiam a sociedade, devendo atuar veementemente na construção do projeto político pedagógico, uma vez que o mesmo bem elaborado, construído coletivamente e democraticamente por representantes de todos os segmentos da comunidade escolar, torna-se o principal aliado, e possibilita a escola a cumprir sua função de instância socializadora do saber.
O exercício da responsabilidade por parte do professor precisa ser partilhado, pois o ato de educar não é isolado e lacônico, mas comunitário, coletivo, atividade correlata e intersubjetiva, devendo ter um olhar político e social mais significativo acerca dos anos iniciais do ensino fundamental, uma vez que encontramos a segunda etapa da educação básica como etapa fundamental e desafiadora para o prosseguimento da vida escolar e em sociedade.