terça-feira, 25 de maio de 2010

JEAN WILLIAM FRITZ PIAGET – VIDA E OBRA BREVE HISTÓRICO

"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe."


Matemático, biólogo, filósofo, psicólogo, pedagogo e responsável pela mais abrangente teoria sobre o desenvolvimento intelectual, Jean Piaget, nasceu em Neuchârel, Suíça, em 9 de agosto de 1896.
Aos 11 anos de idade, publicou seu primeiro artigo sobre a observação de um pardal albino: Um Gorrión Blanco, marcando desde cedo suas primeiras impressões sobre o mundo da Biologia.
Aos 15 anos era conhecido dos zoólogos europeus por ensaios sobre moluscos.
Em 1918, Piaget, doutorou-se em ciências, pela Universidade de Neuchâtel, e por ser filho de uma mãe de fortes convicções religiosas e de um pai historiador e cético, o jovem Piaget, decidiu dedicar-se à filosofia, preocupado em “conciliar a fé e a ciência ou razão”.
Logo depois, interessou-se por psicologia e epistemologia e foi para Zurique, onde estudou com o Psiquiatra Suíço Carl Gustav Jung e estagiou na clínica psiquiátrica do tamém psiquiatra suiço, Eugen Bleuler.
Em 1919, Piaget dirigiu-se a Paris em busca de mais conhecimentos, estudou por dois anos na Sorbonne e trabalhou na criação e aplicação de testes de leitura em crianças, onde percebeu regularidades nas respostas erradas das crianças de mesma faixa etária. Esses dados permitiram o lançamento da hipótese de que o pensamento infantil é qualitativamente diferente do pensamento adulto e em 1921, voltou a Suiça , como diretor do Instituto Jean-Jacques Rousseau em Genebra, e preocupado com a teoria do conhecimento publicou : Le langage et la pensée chez l'enfant - (1923: A linguagem e o pensamento na criança), seguido por Le Jugement et la raisonnement chez l'enfant - (1924; O juízo e o raciocínio na criança).
Jean Paiget afirmou a existência de uma série de estágios universais do desenvolvimento intelectual, que vão desde o estágio sensorial e motor na primeira infância, no qual o conhecimento é expresso através da ação, ao estágio formal operacional, que caracteriza a fase adulta, quando torna-se possível o raciocínio acerca de situações hipotéticas.
No ano de 1923, casou-se com Valentine Châtenay, uma de suas ex-alunas. Juntos, tiveram três filhos, cujos desenvolvimentos cognitivos foram minuciosamente estudados pelo pesquisador suíço
Lecionou filosofia na Universidade de Neuchâtel e tornou-se professor de psicologia infantil na Universidade de Genebra em 1929.
Em 1949, Piaget, esteve no Rio de janeiro e recebeu da Universidade do Brasil (posterior Universidade Federal do Rio de Janeiro) o título de doutor honoris causa
Em 1964, foi convidado como consultor chefe de duas conferências na Cornell University e na University of California. Ambas as conferências debatiam possíveis reformas curriculares baseadas nos resultados das pesquisas de Piaget quanto ao desenvolvimento cognitivo.
Em 1979, ele recebeu o Balzean Prize for Political and Social Sciences.
Morreu em Genebra, no dia 19 de setembro de 1980, com 84 anos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Empresa Folha da Manhã S.A., 1996
Encarte das edições de domingo da Folha de S. Paulo de março a dezembro de 1996.

Grande Enciclopédia Barsa – 3ª ed. – São Paulo: Barsa Planeta Internacional Ltda., 2004