quarta-feira, 19 de maio de 2010

SIGISMUND SCHLOMO FREUD - VIDA E OBRA BREVE HISTÓRICO

"O pensamento é o ensaio da ação."


Sigmund Freud nasceu em 06 de maio de 1856 , em Freiberb, na Morávia (hoje Příbor, na República Tcheca), Após quatro anos mudou-se com sua família para Viena, onde passou a maior parte de sua vida.
Em 1873, ingressou na Universidade de Viena para estudar medicina e sofreu restrições devido a sua condição de judeu. Após sua formação como médico, e especialização em neurologia em 1881, Freud voltou-se para o estudo da histeria ( origem grega: hystera - suposta condição médica peculiar a mulheres, causada por perturbações no útero)
Dedicou-se à clinica psiquiátrica a partir de 1882 e sentiu as limitações de Viena em relação a possibilidades de aperfeiçoamento.
Em 1885, obteve a finalização de seu mestrado em neuropatia, ganhou bolsa para especialização em Paris, onde estagiou com o médico e cientista francês Jean-Martin Charcot, o “pai da neurologia moderna”, tendo esse encontro, sido fundamental no desenvolvimento de sua obra e chamado sua atenção para as relações existentes entre a histeria e a sexualidade, tese de que nunca abriu mão.
Percebeu que a histeria, poderia ser causada e anulada, bem como também poderia ser dissociada de condições neurológicas com o auxílio da hipnose.
Em 1886, Freud abriu seu primeiro consultório e casou-se com Marta Bernays, com quem teve seis filhos. Apenas Anna, sua filha mais nova, seguiu seus passos na Psicanálise.
Entre 1889 e 1890, Sigmund Freud aperfeiçoou suas técnicas com o hipnotismo, junto aos pesquisadores Ambroise Leibault e Hippolyte Bernheim na cidade de Nancy, França, e em 1891 mudou-se para o famoso endereço em Bergasse 19, 9º Distrito de Viena, local de onde só saiu pouco antes de irromper a Segunda Guerra Mundial.
Em 1900, Freud publicou “A Interpretação dos Sonhos”, obra escrita a partir de suas observações clínicas, sobre a importância dos temas sexuais e concluiu que “as recordações” sexuais dos pacientes constituíam, na verdade, fantasias que remontavam à época da infância, e que representavam os desejos sexuais das crianças.
A Tese da sexualidade infantil, apresentada nos “Três ensaios sobre a sexualidade” (1905), tornou-se central no pensamento freudiano sobre normalidade e anormalidade do desenvolvimento psicossocial.
A teoria freudiana alcançou grande popularidade nos anos 40-50 e foi assimilada por muitos estudiosos das áreas de psicologia e ciências sociais.
Dentre suas obras, destacam-se, além das já citadas: Totem und Tabu ( 1913; Totem e Tabu) , examina os problemas da antropologia social à luz da psicanálise, Das Unbehagen in der Kultur (1930; O mal-estar da civilização) expõe toda uma teoria sobre a evolução social da humanidade e Der Mann Moses and die Monotheistiche Religion ( 1939;  Moisés e o Monoteísmo), seu último livro, escrito aos 83 anos.
É preciso considerar que alguns fatos ocorridos no século XX abalaram a vida de Freud e o levaram a interromper seu trabalho por um determinado tempo: a morte de sua filha predileta, Sophie em 1920 seguida da morte de seu neto, filho de Sophie, e em 1923  o diagnóstico de um câncer em seu maxilar superior, que o levou a várias cirurgias.
A ascensão do nazismo e as crescentes perseguições aos judeus atingiram Freud, o que acarretou sua mudança para Londres, onde morreu, em 23 de setembro de 1939.
Durante esse período, trabalhava em colaboração com sua filha Anna, na redação de uma obra dedicada à análise da personalidade de Adolf  Hitler.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Empresa Folha da Manhã S.A., 1996
Encarte das edições de domingo da Folha de S. Paulo de março a dezembro de 1996.

Grande Enciclopédia Barsa – 3ª ed. – São Paulo: Barsa Planeta Internacional Ltda., 2004