quinta-feira, 6 de maio de 2010

LEV SEMENOVICH VYGOTSKY – VIDA E OBRA - BREVE HISTÓRICO

"Uma palavra que não representa uma idéia é uma coisa morta, da mesma forma que uma idéia não incorporada em palavras não passa de uma sombra."



Para compreender o direcionamento da obra de Yygotsky, é necessário compreender um pouco o percurso vivido pelo homem Lev Semenovich Vygotsky, bem como o contexto histórico e social em que ele está inserido.
Nascido em 1986, em Orsha, Bielo-Rússia, descendente de uma família de origem judaica, viveu sua infância em Gomel, com os pais e sete irmãos.
Até os 15 anos sua educação ocorreu em casa, acompanhada pelo tutor Solomon Asphiz e era amante das artes e literatura, aos 17 anos completou o curso secundário, recebendo medalha de ouro por seu brilhante desempenho, e por ser judeu enfrentou dificuldades para seu ingresso no curso superior, iniciando seus estudos no curso de Medicina, tendo um mês depois se transferido para os cursos de Direito e Literatura.
Começou sua carreira profissional aos 21 anos, tendo seu interesse pela Psicologia surgido a partir do contato com crianças portadoras de problemas congênitos, onde estudava os problemas neurológicos das mesmas para compreender o funcionamento psicológico do homem.
Em sua carreira, 1924 é um marco, dedicou-se de forma mais sistemática ao estudo da Psicologia, tendo realizado palestra no 2º Congresso Psiconeurológico e causando espanto e admiração em pesquisadores renomados, abordando idéias acerca do estudo do comportamento consciente humano, uma vez que a Psicologia estava dividida em duas tendências: o grupo ligado à filosofia empirista e outro grupo, fundamentado na filosofia idealista onde Vygostsky busca superar essa situação usando o método dialético marxixta ao apresentar palestra sobre A Metodologia da Investigação Reflexológica e Psicológica, propondo uma Psicologia de caráter materialista.
Durante uma década de trabalho Vygotsky e seu grupo tróica, se dedicaram à construção de uma nova Psicologia, abordando diferentes temas relacionados ao desenvolvimento humano.
Casou-se aos 28 anos, e desta união nasceram 2 filhas.
Faleceu em 11 de julho de 1934 em Moscou, vítima da tuberculose, o que em momento algum lhe tirou a tenacidade e a obstinação.

Zona de desenvolvimento proximal
Um fato empiricamente estabelecido e bem conhecido é que o aprendizado deve ser combinado de alguma maneira com o nível de desenvolvimento da criança. Entretanto tem-se atentado para o fato de que não podemos limitar-nos meramente à determinação de níveis de desenvolvimento se o que queremos é descobrir as relações reais entre o processo de desenvolvimento e a capacidade de aprendizado e para isso é preciso determinar pelo menos dois níveis:
▪ nível de desenvolvimento real: nível de desenvolvimento das funções mentais da criança que se estabeleceram como resultado de certos ciclos de desenvolvimento já completados, ou seja determina a capacidade de resolver um problema sem ajuda
▪ nível de desenvolvimento proximal: distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sempre sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes, quer dizer, um conjunto de informações que a criança tem a potencialidade de aprender mas ainda não completou o processo, conhecimentos fora de seu alcance atual, mas potencialmente atingíveis ou em outra palavras, o caminho entre o que a criança consegue fazer sozinha e o que ela está perto de conseguir fazer sozinha.
Compreender o processo ensino aprendizagem, fator intrinsecamente envolvido neste processo, requer um profundo conhecimento de como o ser humano desenvolve e processa a cognição.
Dessa forma, segundo Vygotsky, identificar os dois níveis e trabalhar o percurso dos mesmos em cada aluno, são as principais e necessárias habilidades que um professor precisa ter.

Referências bibliográficas: 

Empresa Folha da Manhã S.A., 1996
Encarte das edições de domingo da Folha de S. Paulo de março a dezembro de 1996.

Grande Enciclopédia Barsa – 3ª ed. – São Paulo: Barsa Planeta Internacional Ltda., 2004
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO -  Curitiba: IESDE Brasil S.A. , 2008 -págs: 19-23