sábado, 4 de setembro de 2010

HISTÓRIA – Por que ensiná-la?

A memória da humanidade é conservada nos arquivos da história. As origens da sociedade, a evolução dos povos antigos, a ascendência e decadência das civilizações, os feitos de grandes nomes, os antecedentes de acontecimentos e situações atuais e a trajetória do homem ao longo do tempo são temas históricos que compõem o alicerce da cultura individual e coletiva. 

História é a ciência que estuda o homem e sua atuação no tempo e no espaço, analisando concomitante os processos e eventos ocorridos no passado. A História se baseia na análise crítica de testemunhos concretos e verídicos. Ao mesmo tempo que é uma criação literária, busca refletir a verdade dos fatos ocorridos e demonstráveis. Em sua fundamentação, a história sempre se considerou portadora de valores éticos, políticos ou religiosos, que são a base da ideologia social. 

O objetivo mais relevante no ensino da disciplina, é a noção de identidade, vinculada à reflexão sobre cidadania, devendo os estudos históricos abranger a três aspectos: identidade social, a partir da relação entre a cultura e a localidade, noções de diferença e semelhança e noções de continuidade e permanência. 

O conhecimento produzido no espaço escolar lança mão daquilo que os historiadores se debruçam por longos anos estudando e traduzindo dos acontecimentos humanos no tempo, uma vez que os atores envolvidos no processo ensino aprendizagem apropriam-se de uma parcela desse conhecimento acadêmico, agregando a eles outros conhecimentos de sua localidade e  cotidiano, resultando num conjunto de experiências muito peculiar, o "saber histórico escolar" que em  sua relação com o saber histórico, compreende, de modo amplo, a delimitação de  três conceitos fundamentais: fato,  sujeito e tempo históricos. 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: 
Empresa Folha da Manhã S.A., 1996
Encarte das edições de domingo da Folha de S. Paulo de março a dezembro de 1996.

Grande Enciclopédia Barsa – 3ª ed. – São Paulo: Barsa Planeta Internacional Ltda., 2004

SOUZA, Daniela dos Santos et. al. Fundamentos Teóricos e Prática Educativa das Ciências Humanas –  – Curitiba: IESDE Brasil S.A.., 2008 – p. 25-28

Nenhum comentário:

Postar um comentário